Características

     O Estado de São Paulo está localizado na Região Sudeste do Brasil, esse é o principal componente da federação por abrigar os principais centros financeiros, industriais e difusão de informações e pesquisas. Em sua área territorial de 248. 209, 4 km2 existem diversos tipos de componentes naturais responsáveis por compor a paisagem, nesses os de maior destaque são: relevo, clima, vegetação e hidrografia.

Relevo

      O território do Estado é composto por três unidades de relevo, planície litorânea, planaltos e depressões. A primeira se apresenta em uma estreita faixa litorânea, na qual se encontram a Serra do Mar, Paranapiacaba e Itatins e os morros e do Vale Ribeira. O segundo se apresenta desde a parte sul do Estado de São Paulo até a região nordeste, nas proximidades do território de Minas Gerais. A terceira abrange desde o planalto atlântico ao oeste do Estado, onde estão localizados o vale do Médio Tiête, Paranapanema e Mogi-Guaçu. A superfície do território apresenta altitudes que podem variar de 300 a 900 metros em 85% da área estadual. O ponto mais elevado do Estado é a Pedra da Mina, localizada na Serra da Mantiqueira com 2.770 metros de altitude.

Clima

      No Estado de São Paulo o clima que predomina é o tropical atlântico, nas áreas com proximidade ao litoral, e tropical de altitude, que prevalece no interior, nos lugares de altitudes elevadas a temperatura média anual é de 20° a 22º C. No decorrer do ano duas estações distintas se apresentam compostas por uma estação seca e outra chuvosa, salvo na faixa litorânea em que os períodos de estiagem são restritos. Apesar de ocorrer o clima tropical, acontecem geadas nos meses de inverno, principalmente em altitudes acima de 1.200 metros.

Vegetação

      O Estado paulista possui em seu território basicamente três tipos distintos de cobertura vegetal, o litoral é representado pelo mangue, além da Mata Atlântica na Serra do Mar e nas outras partes do território predomina florestas tropicais. A vegetação de São Paulo é bastante variada, demonstra de forma sintetizada diferentes domínios naturais existentes no Brasil. Diante disso, é possível verificar que no centro e oeste do Estado ocorrem cerrados, campos sujos e cerradões, em suma, existe vestígios de florestas tropicais e subtropicais.

Hidrografia

      A Bacia Hidrográfica do Paraná abrange o Estado de São Paulo. Os rios de São Paulo são extremamente importantes para o transporte hidroviário e também na geração de energia elétrica. No transporte hidroviário existe a hidrovia Tiête-Paraná que possui 2.400 quilômetros de extensão, no qual 800 km estão situados no Estado de São Paulo.

Principais rios do Estado: Tiête, Paraná, Paranapanema, Grande, Turvo, do Peixe, Paraíba do Sul, Piracicaba, Pardo, Mogi-Guaçu, Jacaré-Pepira e Jacaré-Guaçu"

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Fonte:www.brasilescola.com