Características

     O território do Paraná é constituído por diversas composições naturais que refletem nas paisagens. Para compreender a atual configuração da área estadual é de suma importância a realização de uma análise dos principais elementos que compõe o arranjo paisagístico da região.

Relevo

      O Estado apresenta basicamente superfície plana, dispostas em grande altitude com planaltos escarpados. Ao longo da área paranaense é possível identificar cinco unidades de relevo:

Baixada litorânea

      Formada por uma superfície plana, em alguns lugares alternam entre plano e elevado.

Serra do Mar

      É formada a partir de imensos paredões verticais direcionados para o Oceano Atlântico, é justamente nesses locais que os pontos mais elevados do Estado são apresentados.

Planalto de Curitiba

      Esse planalto possui uma elevação média de 900 metros, nele prevalecem rochas que demonstram duas variações, oscilações ou cristas geológicas.

Planalto de Guarapuava

      É o maior planalto do Paraná, é constituído por lavas solidificadas, desse modo, o conjunto de rochas presentes são magmáticas, na região as altitudes variam entre 300 e 1.250 metros.

Clima

      No Paraná, o clima predominante é o subtropical, embora haja uma restrita área de tropical com verões quentes e invernos rigorosos, sua capital é a cidade mais fria do país, pois apresenta temperatura média anual relativamente baixa. Os índices pluviométricos no Estado atingem 2.000 mm anuais, as chuvas são bem distribuídas durante o ano todo, a temperatura média estadual é de 19ºC.

Vegetação

      A cobertura vegetal do Estado é formada por Floresta Tropical, Floresta Subtropical e Campos. A Floresta Tropical faz parte da Mata Atlântica, consiste em uma vegetação tipicamente brasileira que cobre boa parte do território, em especial a parte litorânea. 
       A Floresta Subtropical é composta por vegetação latifoliadas, coníferas, cedro e erva-mate, denominada de Florestas das Araucárias. Os campos se estabelecem de forma dispersa no território, existem dois tipos, Campos Limpos (9% do território) e Campos Cerrado (cerca de 1% da área estadual).

Hidrografia

      Muitos rios paranaenses escoam suas águas diretamente no mar, outros vão a sentido oeste e são afluentes do rio Paraná. O Estado do Paraná possui em seu território cinco bacias hidrográficas.

Bacia do rio Paraná: seus afluentes principais são Piriquiri e Ivaí.
Bacia do rio Paranapanema: os afluentes são os rios Pirapó, Tibaji, das Cinzas e Itararé.
Bacia do rio Aguaçu: tem como afluentes os rios Chopim e Negro.
Bacia do rio Ribeira do Iguape: afluentes rio Ribeira do Iguape.
Bacia do Litoral Paranaense: águas que vão direto para o Oceano Atlântico.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Fonte:www.brasilescola.com